sábado, abril 21, 2007

Sociedade da Informação e tecnologia

Atualmente, o conhecimento é um fator diferencial de superação de desigualdades e de agregação de valores. A riqueza dos países é definida por quanto seus governos investem em conhecimentos, como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Daí, a aderência à chamada “Sociedade da Informação”, que impulsiona as transformações na organização da sociedade contemporânea. No Brasil, torna-se necessário um conjunto de inovações na infra-estrutura organizacional, na base tecnológica e no sistema educacional, e ela vem sendo construída em meio a projetos de desenvolvimento social, como a ampliação do acesso, a formação de recursos humanos e o incentivo à pesquisa, entre outros.
A tecnologia vem se desenvolvendo com a sociedade e torna-se cada vez mais aprimorada, facilitando e transformando a vida das pessoas. Essa transformações são provocadas principalmente pela introdução de tecnologias que mudam a forma de como lidar com o conhecimento. Daí a importância da chamada “inclusão digital”. A educação, portanto, precisa acompanhar a evolução tecnológica, servindo-se dela e transformando as pessoas em seres capazes de lidar com as novas tecnologias, incorporando-as à vida de modo a construir uma existência mais digna e mais feliz.
Assim, a educação passa por um processo de renovação de espaços, de redefinição de conteúdos e de valores, e até mesmo de organização e metodologias. Uma das grandes provas disso é a educação à distância, que prova a cada dia sua eficácia e vem quebrando os tabus que a definiam como uma educação de segunda linha. Ao contrário, a educação à distância mostra a clara junção entre a educação e a tecnologia e como elas podem definitivamente formar o profissional e o cidadão do futuro.

Nenhum comentário: