sábado, abril 21, 2007

Gestão Escolar e inclusão de pessoas especiais

O gestor escolar atualizado entende a inclusão das pessoas com necessidades especiais como uma meta possível, apesar de todas as dificuldades para viabilizar as ações que realmente sejam inclusivas e não apenas politicamente corretas.
Mas a retórica de que a participação de pessoas especiais nas chamadas “escolas comuns” é difícil e absurda- porque o poder público não oferece condições -deve ser superada, mas não esquecida. Porque a cobrança dessas ações também faz parte da luta pelo atendimento educacional a que todos tem direito.
O governo deveria treinar não apenas os professores e sim todos os funcionários e a comunidade escolar. Se esse treinamento específico não fosse necessário, não haveria tantos e tão caros cursos de especialização na área de educação para pessoas com deficiência. No caso da deficência visual, por exemplo, como trabalhar com essas crianças, sem saber o braile ? E como exigir de toda a comunidade escolar que sejam feitos cursos nessas áreas, com os baixos salários pagos aos profissionais de educação ? Esses cursos deveriam ser oferecidos gratuitamente pelo governo.
Apesar de tudo isso, esses problemas não podem servir como desculpa, para que gestores camuflem o preconceito e a acomodação que também é encontrada em várias esferas da educação.
Ou seja, não se pode fugir da responsabilidade de garantir o atendimento cada vez mais amplo e com mais qualidade. Cabe ao gestor sensibilizar, incentivar e mobilizar a comunidade escolar e buscar parcerias com organismos que possam destinar recursos para projetos de inclusão, parceiras com órgãos e escolas que já possuem conhecimentos na área da educação especial e, acima de tudo, garantir que a parceria com a família seja garantida.
Assim, com uma gestão sensível, consciente, corajosa e aglutinadora, torna-se possível lutar contra as dificuldades para tornar mais justo e humano o acesso de qualquer criança à educação. A deficiência, afinal, é um desafio a mais para o educador competente.

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