sábado, outubro 20, 2007

LDB: pontos positivos e negativos

Assim como muitas leis no Brasil, o que se vê na LDB, na verdade, são boas intenções que pecam pela falta da organização prática do que prega. Ou seja: tudo é muito bonito no papel, que aceita qualquer coisa, mas esquece-se que o Brasil tem dimensões continentais. E mesmo Estados ricos, principalmente São Paulo, tem contradições e realidades diversas.
Baseando-se no texto de Moacir Gadotti, sobre os pontos que referem-se à formação do professor, percebe-se que vários pontos que podem ser apontados como positivos acabam tendo problemas intrínsecos. Um dos exemplos é a necessidade de formação de Nível Superior para docência, preceito que cai por terra em regiões onde não há professores com essa formação e, para que seja possível manter o sistema educacional, admite-se aqueles “o mais aptos possível” para função. Isso cria ainda mais contrastes entre as grandes cidades e as regiões mais afastadas do país, uma vez que a formação dos cidadãos é totalmente desnivelada.
Entre os pontos positivos, pode-se destacar a possibilidade de reclassificação e desseriação, a obrigatoriedade de 4 horas mínimas diárias de trabalho em sala de aula, o regime de colaboração entre a União, Estados e Municípios, os processos nacionais de avaliação escolar, o conceito de Gestão Democrática e autonomia da escola, a incorporação da educação infantil ao sistema de ensino e a criação dos sistemas municipais de ensino.
Entre os destaques negativos, está a visão relativamente obsoleta da educação, a visão do conhecimento como algo a ser adquirido e não construído, a referência à
informática apenas no ensino à distância, e a pouca atenção à educação de jovens e adultos.
É necessário, portanto, que professores e os demais profissionais ligados à educação conheçam e reflitam sobre o que manda a lei, para que a prática possa utilizar o que nela há de melhor e resgatar o que falta através de projetos sérios que envolvam a sociedade como um todo. Somente através desse envolvimento será possível complementar a legislação, para que se chegue a uma educação de qualidade real no Brasil.

2 comentários:

down virtual disse...

Muito boa sua reflexão, só precisa aprofundar mais suas afirmações. Mais gostei muito.

down virtual disse...

Muito boa sua reflexão, só precisa aprofundar mais suas afirmações. Mais gostei muito.