USO DE VÍDEO EM SALA DE AULA
Título: High School Musical
Título Original: High School Musical
Direção: Kenny Ortega
Duração: 93 minutos
Ano de Produção: 2006
Sinopse:
Troy, astro do time da escola, e Gabriella, super-campeã em ciências, quebram todas as regras do East High Society quando resolvem fazer um teste para cantar no evento de música da escola. Em meio aos testes eles acabam vivendo um bonito romance durante os ensaios para o musical, e aprendem a importância do trabalho em equipe e de serem e acreditarem neles mesmos. Mostra também a necessidade de contornar dificuldades e se esforçar para quebrar barreiras aparentemente impossíveis.
Descritores:
Língua inglesa, música, dança, ciências, cooperação, trabalho em equipe, respeito, esportes.
Observações:
O filme é um sucesso entre crianças e adolescentes, o que facilita o trabalho em sala de aula.
ANÁLISES DO VÍDEO
ANÁLISE CONCENTRADA: em muitos momentos do filme, o que mais chama atenção são os diálogos porque eles são carregados de decisões frente a posturas de vida a serem adotadas. Em outros, são as imagens ora divertidas, ora emocionantes, ora alegres e agitas, com muita música e dança.
ANÁLISE FUNCIONAL: as cenas mais significativas são aquelas em que os personagens centrais fazem o teste para o musical da escola, e aquelas em que interagem em seu próprio grupo. Ele, no esporte, ela, na feira de ciências. Troy é astro do esporte da escola e o time tenta convencê-lo, de qualquer forma, que não pode participar de um musical. O mesmo acontece com Gabriella, que é expert em ciências e está escalada para defender a escola numa competição. Além disso, os dois enfrentam outra dupla, que sempre foi a titular absoluta nas apresentações da escola.
ANÁLISE DE LINGUAGEM: voltado ao público jovem, o filme tem linguagem de fácil compreensão e mostra como a confiança em si mesmo apesar das pressões do grupo em que se vive pode nos fazer descobrir talentos ocultos. Mostra que uma habilidade não exclui outra e é possível concilar atividades, com garra, vencendo preconceitos.
UTILIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR : HIGH SCHOOL MUSICAL
O vídeo pode ser usado num projeto com duração de um ano, nas diversas áreas do conhecimento.
Língua Portuguesa: motivação para redações e interpretações de texto, além da produção de um roteiro de teatro.
Língua Inglesa: utilização de diálogos simples e das músicas (cantar trechos, compreender os significados ) e montagem de uma apresentação de dança e música com o tema do filme.
Artes: produção de uma peça teatral (expressão corporal ), baseada no filme e escrita pelas próprias crianças, confecção de cenários, figurino e convites(expressão plástica ), montagem de uma apresentação de música e dança com a trilha sonora do filme ( expressão corporal e musical ).
Ciências: utilização das cenas protagonizadas por Gabriella para motivação para uma competição de ciências na própria escola, baseadas na que é mostrada no filme. Além disso, utilização dos temas de ciências que passam rapidamente no filme, nas aulas relacionadas a eles.
Matemática: elaboração de uma competição de matemática nos moldes da de ciências.
Sociabilização e auto-conhecimento: todos os temas citados anteriormentena análise podem ser temas para discussões em classe , onde as crianças e/ou adolescentes serão estimulados a pensar sobre o modo de vida atual e o que pode ser melhorado em si mesmo, no outro e nas relações, além da importância da garra para a conquista de objetivos.
Título: High School Musical
Título Original: High School Musical
Direção: Kenny Ortega
Duração: 93 minutos
Ano de Produção: 2006
Sinopse:
Troy, astro do time da escola, e Gabriella, super-campeã em ciências, quebram todas as regras do East High Society quando resolvem fazer um teste para cantar no evento de música da escola. Em meio aos testes eles acabam vivendo um bonito romance durante os ensaios para o musical, e aprendem a importância do trabalho em equipe e de serem e acreditarem neles mesmos. Mostra também a necessidade de contornar dificuldades e se esforçar para quebrar barreiras aparentemente impossíveis.
Descritores:
Língua inglesa, música, dança, ciências, cooperação, trabalho em equipe, respeito, esportes.
Observações:
O filme é um sucesso entre crianças e adolescentes, o que facilita o trabalho em sala de aula.
ANÁLISES DO VÍDEO
ANÁLISE CONCENTRADA: em muitos momentos do filme, o que mais chama atenção são os diálogos porque eles são carregados de decisões frente a posturas de vida a serem adotadas. Em outros, são as imagens ora divertidas, ora emocionantes, ora alegres e agitas, com muita música e dança.
ANÁLISE FUNCIONAL: as cenas mais significativas são aquelas em que os personagens centrais fazem o teste para o musical da escola, e aquelas em que interagem em seu próprio grupo. Ele, no esporte, ela, na feira de ciências. Troy é astro do esporte da escola e o time tenta convencê-lo, de qualquer forma, que não pode participar de um musical. O mesmo acontece com Gabriella, que é expert em ciências e está escalada para defender a escola numa competição. Além disso, os dois enfrentam outra dupla, que sempre foi a titular absoluta nas apresentações da escola.
ANÁLISE DE LINGUAGEM: voltado ao público jovem, o filme tem linguagem de fácil compreensão e mostra como a confiança em si mesmo apesar das pressões do grupo em que se vive pode nos fazer descobrir talentos ocultos. Mostra que uma habilidade não exclui outra e é possível concilar atividades, com garra, vencendo preconceitos.
UTILIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR : HIGH SCHOOL MUSICAL
O vídeo pode ser usado num projeto com duração de um ano, nas diversas áreas do conhecimento.
Língua Portuguesa: motivação para redações e interpretações de texto, além da produção de um roteiro de teatro.
Língua Inglesa: utilização de diálogos simples e das músicas (cantar trechos, compreender os significados ) e montagem de uma apresentação de dança e música com o tema do filme.
Artes: produção de uma peça teatral (expressão corporal ), baseada no filme e escrita pelas próprias crianças, confecção de cenários, figurino e convites(expressão plástica ), montagem de uma apresentação de música e dança com a trilha sonora do filme ( expressão corporal e musical ).
Ciências: utilização das cenas protagonizadas por Gabriella para motivação para uma competição de ciências na própria escola, baseadas na que é mostrada no filme. Além disso, utilização dos temas de ciências que passam rapidamente no filme, nas aulas relacionadas a eles.
Matemática: elaboração de uma competição de matemática nos moldes da de ciências.
Sociabilização e auto-conhecimento: todos os temas citados anteriormentena análise podem ser temas para discussões em classe , onde as crianças e/ou adolescentes serão estimulados a pensar sobre o modo de vida atual e o que pode ser melhorado em si mesmo, no outro e nas relações, além da importância da garra para a conquista de objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário