sábado, maio 19, 2007

Educação Especial

A educação especial é, sem dúvida, uma proposta de educação inclusiva, porque se as pessoas com necessidades especiais não tem acesso à escola, automaticamente acabam marginalizadas também socialmente. Como essas pessoas podem, por exemplo, ser inseridas no mercado de trabalho, sem ao menos a educação báscia. Ou, como se desenvolver mesmo como pessoa sem acesso às informações e oportunidades que todos têm. Mas vejo três grandes problemas na oferta de educação especial. O primeiro é que se propõe essa filosofia sem dar estrutura para escolas e sem preparar não apenas o professor, mas todos os funcionários na escola para trabalhar com essa nova realidade. Afinal, se não fosse necessária formação específica não haveriam tantos e tão caros cursos de especialização nessa área. E como cobrar que funcionários e professores arquem com o custo dessa formação, dados os baixos salários que imperam em nosso país. A outra crítica diz respeito á acessibilidade dos prédios, e da própria cidade. Não basta a escola querer receber os alunos com necessidades especiais. A cidade, o transporte e o próprio prédio escolar precisam estar preparados para recebê-los. Por último, também vejo a necessidade de auxiliares para os professores que trabalham com estes alunos. Ou, em nome da inclusão politicamente correta e eleitoreira, estaremos desrespeitando os outros alunos, auqe também não são culpados por não terem necessidades especiais. Ou seja: um professor não pode gastar 50% de sua atenção ao aluno com necessidades especiais e dividir os outros 50% entre no mínimo, 30 alunos. Ele precisa de um auxiliar ou estará, novamente em nome da inclusão, discriminando todos os outros alunos da sala, que também têm necessidades de aprendizagem.

Nenhum comentário: