quarta-feira, abril 22, 2009

Meu bairro...

Uma ladeira... É assim a rua em que moro... O fim dela leva a uma área, conservada pelos moradores, que é o único local em que se encontra diversas árvores próximas umas das outras... É lá que os moradores do bairro, Vila Nova Cachoeirinha, ainda lembram um pouco da beleza da natureza e da simplicidade da vida no campo.
O próprio nome do bairro nos instiga a procurar: onde é essa "cachoeirinha" da "Vila Nova". Perguntei aos habitantes mais antigos, que me apontaram a região onde, de fato, no passado, havia uma pequena cachoeira... Uma maternidade... ali nascem novos seres onde antes a natureza dava show através das águas... Tempo remoto... Hoje, o comércio cerca as casas e é difícil não encontrar algum produto que a sociedade de consumo prega essenciais, nas próprias ruas do bairro. Lojas de móveis, de roupas, farmácias, perfumarias, sapatarias, mercadinho, hospitale muitos bancos. A principal rua de comércio no bairro depois do fim da ladeira... Algumas ruas mais para baixo, numa espécie de baixada nivelada, que permitiu esse verdadeiro"shopping" a céu aberto. Perto das casas, pingam comércios menores e que atendem a quem não quer ou não pode subir de volta a ladeira, depois da compras... Nessa região predominam as casas com quê interiorano. Sem prédios e, na maior parte, sem capricho e sem vaidade.
Chamar-se Vila Nova Cachoeirinha é, por si só, o maior contraste do próprio bairro... Porque a única cachoeira por aqui é de lojas e ambulantes que lotam as ruas de barulho, na disputa por clientes...