terça-feira, setembro 04, 2007

Leitura, muito prazer !

Que ler é fundamental, fascinante e envolvente, a maioria das pessoas concorda. Falo a maioria porque sabe-se que existe, sim, muito adulto por aí que odeia a leitura. E é aí que se questiona o que faz alguns amarem e outros detestarem uma atividade que deveria ser, para todos, instigante e automática. E é aí que se chega ao histórico que cada um desenvolveu com o ato de ler. Desenvolver o prazer da leitura nos alunos é, acima de tudo, desvincular total e completamente o ato de ler da obrigatoriedade escolar. Quem é que gosta daquilo que foi obrigado a fazer, a comer ou a beber ? Lembra daquele legume que desde cirança você não gosta nem de lembrar e sua mãe, na melhor das intenções, enfiava goela abaixo ? Você gosta mesmo de comer isso hoje? Ou suporta? Ou nem isso ? Lembra daquela visita dos pais aos parentes, nos domingos à tarde, onde as crianças sentavam-se, imóveis, nos sofás, a espera apenas do lanchinho que era, quase sempre bolo de chocolate e Coca-Cola, para agradar aos pequeninos ? Até hoje, odeio visitar alguém, sentar no sofá e esperar o bolinho... Sei quem tem gente que adora, mas eu detesto. E fico feliz porque a leitura para mim foi trabalhada de forma bem mais prazerosa que as visitas dominicais. Estudei em escola pública, tradicional, é claro, única opção em minha época. Não me lembro ao certo como foi, mas acredito que de alguma forma minha professora, a Dona Neob, me fez sentir que ler era muito mais que decifrar letras. É preciso levar a criança a descobrir que o mundo é bem mais interessante quando se entende tudo o que está por aí. Ler e viver se confundem. E a criança descobre sim, que a leitura a faz independente, promove sonhos e abre possibilidades. A criança precisa, acima de tudo, querer ler. Não porque ela precisa disso para estudar. Mas porque isso torna a vida dela mais fascinante. E isso refere-se ao dia-a-dia. Ler contos-de-fada, sem dúvida, é maravilhoso, mas olhar o letreiro do ônibus, o outdoor da esquina, as placas das lojas e saber o que elas dizem é, para mim, o início de um caminho que vai trilhar depois por livros, canções, jornais e poesias. Isso é viver a leitura. É transformá-la na melhor amiga. É fazer dela instrumento de estudos e sentimentos. O prazer da leitura precisa “invadir” o mundo das crianças de mansinho... Como um mar de ondas infinitas... Com cantinhos de leitura, jornais, revistas, livros... tudo isso que se encontra na escola. Mas também com a observação do mundo e da vida real. E se é preciso sugerir atividades, a base delas para mim seria pedir como tarefa que as crianças tragam, todos os dias, uma nova palavra que encontrar vagando pelo caminho... Aí sim, com a curiosidade diariamente aguçada, as “tradicionais” atividades construtivistas tornam-se efetivamente eficazes.